«

»

Paciente recorre a justiça para poder fazer uso do farmaco Avastin para tratamento ocular causado por diabetes

A paciente tem 56 anos de idade é portadora de RETINOPATIA SEVERA POR DIABETES (CID H36.0), doença progressiva que após várias linhas de tratamento indicadas para a patologia, o médico que acompanha a paciente em seu tratamento, alegou que a mesma necessita de medicação bevacizumab, denominada comercialmente como Avastin. Resultados impressionantes de bevacizumab intravítreo foram liberados recentemente, sendo que o mesmo comercializado no Brasil, medicamento este aprovado pelo Ministério da Saúde brasileiro, assim como pelo FDA (Estados Unidos) e pela EU (União Européia).
Para a paciente esta é sua última esperança de ter uma vida mais digna diante da patologia que possui, já que a mesma perdeu uma visão e tem menos de 30% de aproveitamento da outra. E com a aplicação intra-ocular do Avastin na vista perdida,seguida de uma vitrectomia, a mesma tem grandes chances de voltar a ter algum aproveitamento da visão. Segundo o advogado da Família, Dr Raul Peris, do escritório especializado em Direito da Saúde, Peris Advogados Associados ,a justiça é a maior aliada aos portadores de doenças crônicas, que necessitam de medicamentos de alto-custo para doenças como a retinopatia severa por diabetes que leva a cegueira do paciente.
Segundo Marcelo Matheus – Diretor Executivo do Portasaude.org , esse tratamento já vem sendo realizado no Brasil com muito sucesso, contudo, diante do alto-custo do medicamento em questão e a falta de conhecimento dos direitos dos pacientes como dos próprios médicos, não possibilitam que em muitos casos os portadores de doenças crônicas obtenham o tratamento adequado.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>